Património Cultural
Portugal rima com Festas Populares e na nossa União de Freguesias não poderia ser diferente.
São as Festas Tradicionais, feitas com muita dedicação pela população local que se organiza e que há centenas de anos mantêm estas tradições vivas.
Festas e Tradições Locais
Janeiro
LOURIDO
Na noite de Reis, de 5 para dia 6 de Janeiro, ainda é tradição os reiseiros virem para a rua em folia. Nesta noite canta-se e dança-se à porta das casas do lugar invocando a visita dos 3 Reis Magos onde se pedem esmolas e donativos.
Sobredo
O Lugar de Sobredo festeja a 15 de Janeiro homenagem ao seu Santo Padroeiro: Santo Amaro. Festa religiosa que marca o encerramento das festividades de Natal e onde se desmancham os presépios e partilham as últimas iguarias da Festa.
Abril
Entre Ambos-os-Rios
Desde 2018 que a Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Entre Ambos-os-Rios organiza um fim de semana de cariz desportivo e cultural onde se aproveita o melhor que a nossa zona tem para dar. Com Trail pelos trilhos antigos da nossa Serra Amarela, Canyoning no nosso rio, Caiaque na Albufeira do Lima entre concertos e actividades tradicionais.
Maio
Entre Ambos-os-Rios
No Domingo imediato ao 13 de Maio celebra-se em Entre Ambos-os-Rios junto ao segundo maior monumento nacional dirigido a Nossa Senhora a que é considerada a maior festa local. Organizada pela comissão de festas que engloba representantes dos diferentes lugares da União.
Junho
entre ambos-os-rios
A 1 de Junho é comum juntarem-se as crianças da freguesia para divertimento em conjunto.
Lourido
A 13 de Junho celebra-se em Lourido festas ao Padroeiro deste lugar: Santo António. Juntam-se as gentes na rua com churrascos e danças típicas como o vira do minho.
Agosto
ERMIDA
A 15 de Agosto festeja-se na Ermida com a companhia de todos os nossos emigrantes a grandiosa festa em honra a Nossa Senhora.
Setembro
Germil
Neste último Domingo de Setembro celebra-se a festa deste lugar de Germil com festas em honra a Senhora da Penha de França.
Dezembro
Ermida
Em parceria com a Tobogã, juntam-se as crianças do lugar para ver a chegada do Pai Natal pelo rio Carcerelha, subindo a Ponte da Ermida.
ERMIDA
No último dia do ano celebra-se o fim do ano e encerra-se o ano que passou com uma grande fogueira que junta todos os habitantes locais a beber e a comer em volta da fogueira.